sábado, 27 de Abril de 2024  20:22
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-10-2005

Oito incêndios em simultâneo lançaram o caos em Oliveira do Bairro


Oliveira do Bairro

Oito incêndios de grandes dimensões, que deflagram, no último domingo, pelas 14 horas, em simultâneo e bastante distanciados uns dos outros, mas em linha recta, no concelho de Oliveira do Bairro, terão tido origem criminosa, segundo disse ao Jornal da Bairrada uma fonte policial. A fonte referiu ainda que vários populares avistaram o condutor de uma carrinha branca, a lançar bombas incendiárias para o meio dos pinhais. Já os bombeiros de Oliveira do Bairro, no meio das chamas, perderam um autotanque, avaliado em mais de 150 mil euros.

Apedrejado o helicóptero

A mesma fonte disse JB que, entretanto, um homem foi detido para interrogatório, após ter apedrejado um dos helicópteros que andava a combater uma frente de incêndio, enquanto que uma verdadeira operação policial estava em marcha no sentido de deter o alegado incendiário.

Vários populares afirmaram ao Jornal da Bairrada que desconfiam que os incêndios estarão, eventualmente, relacionados com o acto eleitoral, uma vez que muitas das pessoas das zonas afectadas acabariam por não ter tempo para votar.

Bombeiros perdem autotanque

Já os bombeiros de Oliveira do Bairro perderam no meio das chamas, pelas 14.30 horas, um carro de combate a incêndios, avaliado em 150 mil euros, quando o condutor tentava fazer uma inversão de marcha e a viatura ficou presa num tronco de uma árvore, numa estrada florestal, nas imediações de Oliveira do Bairro.

Fonte dos bombeiros confirmou ao JB que o carro foi apanhado pelas chamas numa estrada com o piso regular, e ficou preso num tronco de uma árvore. Os bombeiros saíram todos ilesos, enquanto que o condutor tentou, até aos últimos momentos, salvar a viatura, mas todos os esforços foram infrutíferos. O condutor, com muita prática na condução de carros de combate a incêndios, acabou por ser resgatado pelos companheiros.

Entretanto, ao mesmo tempo que o carro de fogo ardia, uma ambulância que se dirigia para o local com o objectivo de resgatar os bombeiros envolveu-se num acidente no centro de Oliveira do Bairro. O condutor apenas sofreu ferimentos ligeiros.

Polícia no terreno

Rui Barqueiro, presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, espera que as forças policiais actuem o mais depressa possível para que se saiba o que realmente se passou em relação ao elevado número de fogos que deflagraram simultaneamente. “Que há coincidências há, mas o que na verdade se passou, não sei”, sublinhou ao JB o presidente dos bombeiros de Oliveira do Bairro.

Barqueiro espera que o carro ardido seja reposto pelo programa de fogos florestais, caso contrário a associação não terá condições financeiras para adquirir um novo. “Não temos 150 mil euros para comprar outro carro e este vai fazer-nos muita falta”.

Barqueiro agradeceu ainda a todas as corporações e respectivas associações a boa colaboração prestada no combate.

Mão criminosa

Acílio Gala, presidente da Protecção Civil Concelhia, disse a JB que os meios responderam prontamente no combate dos oito incêndios que deflagram ao mesmo tempo, sublinhando que “a possibilidade da existência de mão criminosa é um factor que ganha credibilidade, se tivermos em conta o distanciamento dos focos de incêndios”.

“As população da Serena e da Lavandeira foram as mais afectadas pelos fogos que rondaram as casas, já que o incêndios progrediu numa linha contígua às aldeias”, explicou o presidente da Protecção Civil de Oliveira do Bairro.

Confrontado com a possibilidade dos incêndios terem sido ateados como forma de afastar os munícipes do acto eleitoral, Gala disse não acreditar. “Tenho algumas dificuldades em acreditar que alguém poderia fazer isto, mas se o fizeram, as populações ainda têm tempo para votar”, reforçou.

No combate às chamas, declaradas extintas ao final da tarde, estiveram envolvidos 95 bombeiros de nove corporações, com 25 viaturas, apoiados por dois meios aéreos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®